Plano de Formação Interno 2014/2015

  • Ao longo da última década as bibliotecas escolares têm vindo a consolidar o seu papel na escola, através da melhoria das suas condições de funcionamento, do enriquecimento de recursos documentais, de informação e de equipamentos, aos quais se associou a afetação de recursos humanos especializados, os professores bibliotecários. Com o desenvolvimento das TIC, as bibliotecas escolares têm de reinventar a sua organização e formas de acesso à informação, introduzir conteúdos digitais, serviços inovadores e encontrar outras formas de articulação com a sala de aula.

    A necessidade destas mudanças introduz novos desafios formativos e pedagógicos a que a escola tem de responder, nomeadamente ao nível dos professores em geral e dos professores bibliotecários em particular, por forma a que estes, por sua vez, possam preparar os seus alunos para as múltiplas literacias envolvidas na aprendizagem na Sociedade do Conhecimento e para um maior sucesso escolar.

    A Portaria nº 756/2009 de 14 de julho, que enquadra as funções dos professores bibliotecários, prevê no artº 15, ponto 1 e 2, formação contínua para estes docentes.

    Atendendo ao exposto, este curso de formação visa promover um espaço de reflexão e partilha no âmbito das problemáticas e desafios que as bibliotecas escolares enfrentam na Era Digital. Pretende, igualmente, gerar oportunidades de discussão e solução para os problemas identificados, contribuindo para uma maior qualidade da ação da biblioteca escolar e consequente melhoria dos resultados das aprendizagens nas escolas.