Projeto VETPRO

Visita de representantes sindicais Valencianos

Na semana de 21 a 27 de abril, o CFAEPPP teve o prazer de receber um grupo de 21 espanhóis (professores, inspetores e sindicalistas), no âmbito de um projeto VETPRO – Leonardo da Vinci, denominado “Competencias, calidad e innovación de FP en Europa”. A deslocação a Portugal teve como objetivos principais o contacto destes profissionais com a realidade educativa portuguesa e a partilha de experiências educativas.

O programa iniciou-se com uma receção na Câmara Municipal de Paredes, onde o Presidente da Câmara, Dr. Celso Ferreira, e a vereadora Drª Hermínia Moreira apresentaram, em linhas gerais, o sistema educativo português e descreveu o papel do município de Paredes enquanto membro da Rede Territorial de Cidades Educadoras.

Os profissionais valencianos foram também recebidos pelo representante do SPN, Dr. Jorge Reis, e visitaram as instalações do CFPIMM, onde foram recebidos pelo Dr. Albano Rodrigues e tiveram a oportunidade de se inteirar do funcionamento dos cursos profissionais. O grupo deslocou-se a Aveiro para visitar o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade, tendo sido acolhidos pelo professor Arnaldo Martins, tendo a parte da robótica sido bastante apreciada por este simpático grupo. Visitaram também o Centro Tecnológico da PT Inovação. Na Escola Secundária de Vilela, após serem recebidos pelo diretor do Agrupamento, Dr. Albino Pereira, os visitantes assistiram a aulas de cursos de formação profissional, com os professores Emídio Baptista e Sérgio Oliveira. A Escola Secundária de Penafiel acolheu o grupo durante algumas horas, cabendo ao seu diretor, Dr Vítor Leite, guiá-los pelas instalações de uma escola requalificada pelo Plano Tecnológico de Educação.

O programa cultural incluiu uma visita ao Museu de Penafiel, às Caves Calém em Vila Nova de Gaia, à Oficina do Doce em Aveiro, onde realizaram um workshop de Ovos Moles e visitaram a baixa aveirense. No Porto, o grupo teve oportunidade de visitar o centro histórico e a baixa da cidade. O programa terminou com uma deslocação a Guimarães onde, por gentileza da Câmara Municipal e fruto da colaboração com o CFAE Francisco de Holanda, o grupo teve direito a uma visita guiada pelo centro histórico da cidade.

A todos agradecemos a colaboração e disponibilidade que possibilitaram que o grupo levasse boas memórias desta breve visita.